Páginas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Podcasts, produtividade e Aprendizado

O trabalho em casa (home-office) é uma realidade cada vez mais difundida. Como professor universitário, minha principal função, passo longas horas em meu escritório doméstico, pensando em tópicos, planejando e escrevendo trabalhos, retocando ou confeccionando material de aulas, etc. Essas longas horas, em que minha esposa está no trabalho e eu ainda não fui para a sala de aula, sinto falta do burburinho de outras pessoas trabalhando. Descobri uma grande forma de combater esse problema, ouvindo podcasts.

Os podcasts são programas transmitidos em formato preferencialmente apenas áudio, muito como os antigos programas de rádio. Hoje, temos podcasts de vários assuntos e com variadas extensões. 
Além do aspecto da companhia que me mantém, os podcats também tornaram-se aliados da minha produtividade e aprendizado. Explico: a Internet é um dos grandes, senão o maior, instrumento de procrastinação hodierno. Isso porque os assuntos, temas, videos, blogposts ou qualquer outro conteúdo são fragmentados para a atual pequena capacidade de atenção. Um vídeo de 6 minutos já é considerado longo. Logo, perde-se muito tempo procurando algo para assistir ou tocar enquanto se trabalha. Ao escolher um podcast que fala sobre um tema quotidiano de meu interesse, mantenho-me informado e com os ouvidos ocupados enquanto "entro em transe" e faço o que preciso fazer. 

Embora adore livros, a vida acadêmica (e a necessidade de ler por trabalho) tirou muito da graça de aproveitar um livro. Antes (do mestrado), lia-os do início ao fim. Hoje, por lê-los "profissionalmente", pulo prólogos, agradecimentos e outros elementos pré-textuais e vou direto ao índice, onde encontro exatamente o que me interessa e para lá vou, "consumindo" o livro de maneira utilitarista e mecânica. A graça acabou (com raras exceções). 

O podcast interessante sempre traz referências a obras audiovisuais que posso consultar e continuar no contínuo aprendizado. Recentemente, inclusive, percebi a evolução das ferramentas de video, como Youtube e TED.com para permitir que você busque listas de reprodução por assuntos, e deixe tocar por horas no fundo de seu ambiente de trabalho.

E você, leitor, o que acha dos podcasts? Tem alguma experiência positiva a relatar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário