Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Palestra FHC em Florianópolis. Opiniões de um estadista sobre os rumos do Brasil.

Amigos leitores, no último dia 06 de outubro, tive o privilégio de assistir à palestra proferida pelo ex-Presidente da República, o Dr. Fernando Henrique Cardoso, com o tema "por onde caminha o Brasil".


O ex-presidente, homem de luzes e sensatas palavras, teceu um apanhado geral sobre a história do Brasil e como chegamos aos tempos atuais, elegantemente dando crédito a todos os presidentes que contribuíram para o avanço de nosso país neste tempo, com destaque para Collor, Itamar, FHC (ele mesmo) e Lula - ao que complementou:  - Eu tenho um compromisso com a verdade, sou professor, preciso dizer quem fez o que. Lula é político, não tem compromisso algum com a verdade, nem sabe o que fala na maior parte das vezes.

Seu posicionamento sobre o futuro do Brasil é muito claro: temos peso político e econômico para opinarmos onde estão nossos interesses diretos, a América Latina. Não nos cabe opinar sobre o Irã, ou o conflito Israel-Palestina, pois há apenas uma potência militar mundial, os EUA, e este não é o nosso território de influência. Disse ainda o professor Fernando Henrique, que não é necessário grande PIB para sermos de 1º mundo, posto que países como a Polônia, Suécia, Suíça e outros nórdicos são grandes países sendo pequenas economias. "-Para ser um grande país, não é necessário ter um grande PIB, é necessário sermos grandes pessoas", disse, jogando peso na tarefa da educação para o crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário