Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING NA PRÁTICA - Alunos da Estácio Criam seus Blogs e Buscam Audiência

Uma das disciplinas que leciono na Faculdade Estácio de Sá São José é "Planejamento de Marketing". Em vez de continuar com um planejamento de aulas puramente qualitativo e teórico, estou trilhando um caminho de trabalho prático, cobrando como exercício de meus alunos que iniciem blogs baseados em seus interesses e paixões, realizem um breve planejamento de como alcançar seus objetivos propostos (que podem ser números de visitantes ou postagens, entre outros) e executem as estratégias necessárias para buscar sua publicidade almejada.

O primeiro a ficar surpreendido com a qualidade de alguns dos trabalhos fui eu mesmo, pois poucos dos alunos já tinham experiência com as ferramentas do blog. O entusiasmo de algumas das equipes ou mesmo dos poucos esforços individuais me chamou a atenção.

Me preocupo bastante com o que os autores americanos vêm chamando de "crise de engajamento", ou a quase total falta de atenção e interesse da chamada geração "Z", os "nativos digitais", que já vieram ao mundo cercado por telas coloridas e teclados por toda a parte. A pergunta principal é "como estimular alunos acostumados à super-estimulação sensorial com as ferramentas e métodos tradicionais de ensino?" 
A resposta parece ser uma só: "Não dá" - o que nos obriga a buscar outras formas e tecnologias de ensino.

Este exercício, talvez pela natureza prática e por exigir dos alunos que tragam algo de pessoal para o centro da matéria, está engajando os alunos de uma forma nova e interessante.

Confira abaixo alguns blogs:







 Abraços e obrigado pela audiência!

Flávio Kauling.

Nenhum comentário:

Postar um comentário